quarta-feira, 20 de abril de 2011

Workshop - Teatro do Oprimido - 6 de Maio - Sexta-feira

Qual a pertinênia deste método para a Educação Social?

O teatro do oprimido (TO) é um método de intervenção, criado em 1970 no Brasil, por Augusto Boal, que utiliza o teatro como instrumento de reflexão, diagnóstico e mudança. É hoje usado e desenvolvido em mais de 70 países, por camponeses e operários, professores, estudantes, activistas, assistentes sociais, educadores, psicoterapeutas, e em diferentes contextos: escolas, prisões, centros sociais, igrejas ou nas ruas.

O TO é um meio priveligiado de diálogo, de diagnóstico, de intervenção sociocultural e de promoção da reflexividade e conscientização, utilizando, em vez do discurso, quadros de interacção de dimensão prático-performativa. Ao partir de situações concretas, referencia-se as desigualdades sociais e as diferenças de recursos, permitindo recolocar a questão da igualdade e da emancipação no terreno da vida quotidiana - sobre os problemas específicos das comunidades e dos grupos aos quais se pertence ou com os quais se trabalha. O Teatro do Oprimido propôe uma forma de relação entre técnicos/educadores e a população, onde o protagonismo é devolvido à própria comunidade, responsabilizando-a e empoderando-a para a tomada de decisões e a resolução dos seus próprios problemas.


Formadora

Joana Cruz é licenciada, frequenta o mestrado em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. É dinamizadora de oficinas de Teatro do Oprimido em bairros sociais, escolas, universidades, centros sociais. Está envolvida no primeiro projecto de Teatro Legislativo em Portugal “Estudantes por Empréstimo” e num projecto de Teatro-Fórum com frequentadores da Associação CAIS – grupo “Sem Trilhos”. Fez formação em Teatro do Oprimido com diferentes curingas como Alessandra Vanucci (It), José Soeiro (Pt), Iwan Brioc (Gb), Hector AristizabaI (Co), Olivar Bendelack, Geo Britto, Roni Balki ou Helen Sarapeck (Br).

Sem comentários:

Enviar um comentário